sexta-feira, 2 de abril de 2010

Isostretching


Isostretching


Isostretching é um método fisioterapêutico criado na França por Bernard Redondo, a partir da técnica Gymnastique d´Equilibre. É fundamentado nos princípios corretivos da ginástica postural de higiene e manutenção, a qual procura proporcionar ao praticante a consciência do movimento e o domínio do equilíbrio entre tensão e relaxamento, e ainda entre a capacidade de contração e alongamento sendo um importante recurso terapeutico para tratar as patologias crônicas e dolorosas da coluna vertebral de origem mecanica, na prevenção destas patologias e na

TÉCNICA
Os movimentos empregados levam em consideração a postura da coluna, o que promove o alongamento dos músculos paravertebrais, importantes para sustentação da postura. Da mesma forma, promove o posicionamento ideal do quadril no sentido de se manter em alinhamento da coluna, e também o alongamento dos músculos posteriores dos membros inferiores. Para se obter um condicionamento muscular, também é enfatizado movimentos respiratórios com uma longa e profunda expiração para o fortalecimento da musculatura paravertebral. Todos os exercícios são realizados em expiração profunda e controlada para melhorar a mobilidade do diafragma, ritmar o tempo de trabalho e controlar a contração abdominal.

As inúmeras posturas existentes no Isostretching possibilitam o trabalho de vários grupos musculares e, o grau de dificuldade dos exercícios é intensificado conforme a evolução do paciente. A medida que realiza satisfatoriamente uma postura, é estimulado a realizar outra mais difícil.

O trabalho de correção postural é realizado nas posições de pé, sentado e deitado, utilizando bolas e bastões para aumentar a complexidade do exercício.
-Benefícios:
Possibilita correção da postura;
Melhora a flexibilidade/elasticidade e o alongamento da musculatura;
Fortalece isometricamente a musculatura;
Evita a incontinência urinária;
Melhora condição física;
Aumenta a conscientização corporal;
Melhora a circulação sanguínea e linfática;
Aumenta a capacidade cardiorrespiratória;
Diminui as tensões musculares,promovendo bem-estar e qualidade de vida.
Aliva stress mental e fisico

Indicação

Isostretching exercitará o seguinte particularmente: respiração, postura do corpo, fortalecimento muscular, tornando-o mais flexível. É o que faz a originalidade do método.

Os exercícios de Isostretching podem ser praticados por quase todas as pessoas, pois são executados com a atenção e capacidade máxima que cada um pode dar, adaptando-se desta forma às capacidades individuais de cada um. Pessoas com dores crônicas na coluna vertebral, pós- operatório tardio de hérnia de discal, adolescentes com desvios posturais, idosos sedentários, pacientes com doenças decorrentes do trabalho (LER/DORT) e pacientes com lesões articulares que lhes impossibilitem a prática esportiva são os principais beneficiários.

As contra-indicações seriam pessoas portadoras de cardiopatia severa, devido ao esforço isométrico e pacientes com queixas de dores agudas.

2 comentários:

  1. Olá.
    Estou com muitas saudades da nossa aula de iso. Ainda não estou fazendo nada e de vez em quando a coluna reclama um pouco.
    Soube do seu blog pela girlene. Ela mandou um email pra mim. Já fui ao médico, mas... kkk
    Saudades de vc. Bjokas
    HILLEN

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Que surpresa boa, visite mais o meu blog, sempre posto novidades das turmas de iso e pilates.
    Se cuida
    Bjs

    ResponderExcluir