segunda-feira, 14 de março de 2011

Campanha da Fraternidade 2011

    Ontem durante a celebração da missa fiquei pensativa no tema da campanha da fraternidade de 2011e concluir que não poderia ser mais oportuno para o momento.
"A fraternidade e a vida no planeta!
"   A Criação geme em dores de parto". (Rm   8,22)



A CF deste ano traz para nossa reflexão a preocupante situação de nosso planeta, nossa casa, que sofre os efeitos de uma exploração predatória de seus recursos naturais. A afirmação de Paulo ganha força nova diante do quadro que vivemos. São Paulo afirma que "a criação foi submetida à vaidade - não por seu querer, mas por vontade daquele que a submeteu - na esperança de ela também ser liberta da escravidão da corrupção para entrar na liberdade da glória dos filhos de Deus" (8,21-21).

O gemido da criação aparece na deteriorização do meio ambiente consequencia de uma exploração descuidada dos recursos naturais muitas vezes por pura ganancia do ter, do poder. E o tempo da quaresma é o momento de enfrentarmos junto com O Cristo nosso Salvador as grandes tentações que estão na raiz detodos os males nascidos das decisões do homem. O evangelho exige conversão da consciência individual e coletiva da humanidade, como nos lembrava Paulo VI na Exortação Apostólica "Evangelii nuntiandi". Sem esta conversão que penetre a cultura e se traduza em medidas globais de organização mais justa da atividade humana, em sua relação com a natureza, não será possível reverter o quadro dramático de destruição das condições de vida saudável em nosso planeta que se desenha no horizonte de nossa história. É tempo de conversão, conversão profunda que mude os costumes e gere políticas globais de defesa da vida em todas suas dimensões. É tempo de oração e de tomada de posição diante de uma cultura em que o consumismo desenfreado sustenta a ganância de um lucro que, em longo prazo, se transformará em irreparável prejuízo para toda humanidade. Dessa forma, convido a todos, cristãos e pessoas de boa vontade, a se empenharem na oração e na reflexão para que esta CF produza os efeitos de conversão que dela esperamos.
( Esta é uma mensagem do pastor da campanha da fraternidade de 2011 -Sorocaba)

 E o hino da campanha é lindo!
... Nossa mãe terra, Senhor, geme de dor noite e dia. Será de parto essa dor? Ou simplesmente agonia?
...Vai depender ser de nós! Vai depender só de nós! O hino clama forte uma atiude nossa. Vamos a igreja, vamos rezar, vamos cantar e louvar a Deus para que nós possamos mudar nossas atitudes. Reciclar, reutilizar o lixo inorgânico já é um ótimo começo!
E rezem!
"Senhor Deus, nosso Pai e Criador./ A beleza do universo revela a vossa grandeza,/ a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas/ e o eterno amor que tendes por todos nós."
" Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra,/ e o que era para ser garantia da vida/ está se tornando ameaça./ A beleza está sendo mudada em devastação,/ e a morte mostra a sua presença no nosso planeta."
"Que nesta quaresma nos convertamos/ e vejamos que a criação geme em dores de parto para que possa renascer,/segundo o vosso plano de amor,/ por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes."
"E, assim como Maria,/ que meditava a vossa palavra e a fazia vida,/ também nós, movidos pelos princípios do evangelho,/ possamos celebrar a Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor, / o ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário