segunda-feira, 11 de outubro de 2010

13 de outubro dia do Fisioterapeuta

    







Dia 13 de outubro é o dia do Fisioterapeuta, a profissão foi regulamentada em 1969, Decreto – Lei 938, passando assim a dar direito e deveres para atuarem na profissão. A fisioterapia é uma especialidade da medicina, que está crescendo e sendo mais respeitada a cada dia que passa. O fisioterapeuta pode atuar nas áreas de: massagem, reabilitação neuromuscular, traumatologia ortopédica, RPG, respiratório, entre tantas outras. O fisioterapeuta precisa ter formação acadêmica e estar devidamente cadastrado no CREFITO (conselho regional de fisioterapia e terapia ocupacional) para que possa atuar na área.






Senhor, eu sou fisioterapeuta.

Um dia, depois de anos de estudos, me entregaram um diploma,

dizendo que eu estava oficialmente autorizado a reabilitar.

E eu jurei faze-lo. . .conscientemente.

Não é fácil, Senhor, não é nada fácil viver este juramento na rotina

sempre repetida da vida de um fisioterapeuta:

avaliando. . .tratando. . .reavaliando. . .tratando. . .

acompanhando passo a passo a recuperação, às vezes lenta, dos

pacientes. Contudo, Senhor, eu quero ser fisioterapeuta. . .

Alguém junto de alguém.

Não mecânico de uma engrenagem, mas gente reabilitando gente.

Que todo aquele que me procura em busca de cura física

encontre em mim algo mais que o profissional. . .

Que eu saiba parar para ouvi-lo. . .sentar junto ao seu leito par animá-lo. . .

É muito importante, Senhor: que eu não perca a capacidade de chorar.

Que eu saiba ser fisioterapeuta. . .alguém junto de alguém. . .

Gente reabilitando gente, com a tua ajuda, Senhor.”


Parabéns a todos os fisioterapeutas e pra mim também!  rsrsrs

Um comentário: